Quando desenhamos um cenário normalmente fazemos uma pesquisa antes, nessa hora alguns preferem desenhar da foto ao invés de irem até o local para desenhar sem nenhuma máquina fotográfica. E aí vem a pergunta: o que é melhor ?
Vou dar um exemplo de cenário que estou preparando para uma animação e que tem como referência as colunas da Quinta da Boa Vista.
Quando fui fazer este estudo de rascunho saí apenas com uma mochila, um papel, uma borracha e um lápis. Não que não possa fotografar as colunas como arquivo, mas o ideal neste caso é de não me prender muito a exatidão.
Se fosse fazer um trabalho de arquitetura ou engenharia seria diferente, mas nesta ocasião, o desenho tem como objetivo dar um toque de arte em cada detalhe dele.
Abaixo segue algumas vantagens de se desenhar no local:
- Enquanto desenhava pude ver onde a luz do sol bateu nas colunas quando as nuvens saíram da frente dele.
- Ao estar desenhando no local pude depois de acabar a arte de plano geral ir perto da coluna e desenhar detalhes dela para futura arte no computador;
- Pude comparar a grama do local de perto e de longe e saber como colocar isso no cenário;
- Pude ver as cores naturais do ambiente e já pude ter uma ideia melhor de como posso misturar elas na hora de pintar;
- Pude ver a hora e de onde vinha a luz do sol para aplicar no cenário.
- Pude sentir a atmosfera do local e passar isso para o cenário (enquanto desenhava vi os pássaros que ali ficavam, sons, clima etc).
- E principalmente, pude conhecer todos os detalhes da coluna ao desenhar cada pedaço dela sabendo o que posso melhorar na arte final.
Ahh ! E é claro que a vantagem de ter um cenário perto de casa é que você pode dar uma paradinha para o almoço e fazer o restante no final da tarde.
Não tenha pressa de terminar, quanto mais tempo você gastar fazendo o cenário melhor ele ficará ele.
Até a próxima,
bye ;)
Nenhum comentário:
Postar um comentário