Uma das grandes vantagens da internet hoje é poder ter uma referência para montar uma planta de um cenário para desenho animado em qualquer lugar do mundo a apenas alguns cliques.
Estou em produção de uma animação 3d que teve como referência a Quinta da Boa Vista com pesquisa feita ao longo dos últimos 3 anos.
Muitas coisas serão criadas mas tendo uma referência da parte do alto fica mais fácil na hora de produzir o ambiente.
Aulas grátis de arte digital e técnicas de arte com reciclagem, pincel e escultura.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
terça-feira, 22 de outubro de 2013
:: 3D 010 - Iluminação
Uma das grandes vantagens de se trabalhar com 3D é poder escolher o tipo de ilmunição deseja e a posição dela em cada cena.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Desenho 008 - Rascunho no Computador
Hoje existem mesas e canetas digitais que facilitam a vida de quem está apenas desejando fazer um rascunho da ideia inicial.
Tem desenhista que ainda prefere o lápis e o papel por não se adaptar ao mundo digital.
E realmente a liberdade que o papel e o lápis te dão em algumas ocasiões deixam a caneta e a mesa digital limitadas quando os comparamos.
O que costumo aconselhar aos meus alunos é que cada um tem o seu espaço.
Você não joga a caneta e a mesa digital de qualquer jeito em qualquer lugar. Você também não precisa de eletricidade para desenhar no papel e pode levar ele para onde for e ainda assim fazer sua arte.
Porém, se você está em casa e já definiu o que tem em mente, o computador pode lhe facilitar muito.
Neste exemplo, nem caneta nem mesa tinha. Mas usei o mouse para desenhar e tirar a proporção exata do menino no computador e logo em seguida dupliquei o desenho e dimnui ele para inciar o traço que tinha em mente.
O que fora do computador não poderia fazer.
Por isso, na hora de escolher um ou outro apenas veja a situação que você vai usar. Sabendo isso fica mais fácil definir as ferramentas.
Até a próxima ;)
domingo, 20 de outubro de 2013
:: Desenho 007 - Tempo para amadurecer a ideia inicial.
As vezes me perguntam: cadê aquele seu projeto ? Cadê aquela sua ideia ? Parou ? Não vai continuar ?
Na verdade muitas coisas que planejo e posto no face são embriões de algo que pretendo fazer no futuro.
A questão de dividr isso com as pessoas e postar diferentes tipos de desenhos e mudanças da mesma ideia ao longo do tempo, é que gosto de amadurecer ela e dar tempo para sentir o retorno das pessoas com aquilo que tinha em mente.
Muitas vezes vejo que funciona e outras não e assim com o tempo vejo o que melhor vai funcionar.
Nesta foto tenho dois rascunhos de um personagem, um em novembro do ano passado e outro 5 meses depois.
Só agora estou sentindo segurança para ver qual deles decidir e fazer a escolha correta.
Mais acima, do lado esquerdo está uma personagem que tinha feito no ano passado e quando minha sobrinha veio e estava vendo Malhação disse pq não fazia a personagem com aquele cabelo igual ao dela, estava mais na moda.
O que acabei fazendo e deu outra cara a personagem.
Mais na parte debaixo está os rostos das abelhas que estava testando e que mesmo sabendo que o manga está em moda com pesquisa feita neste ano. Decidi apostar neste traço próprio mesmo.
O mesmo serve para um desenho animado infantil de um boizinho que estarei fazendo em breve.
Trabalhar com tempo em sem pressão torna a ideia sólida e dá tempo para aprimorar ela.
Todo bonsaista sabe que leva tempo para um bonsai ficar bonito, por isso não tenha pressa querido(a), se trabalhar assim, em muitas vezes vai acabar percebendo que o resultado final é melhor do que sua ideia incial.
sábado, 18 de maio de 2013
:: Desenho 007 - Falcão Vetorizado
Vídeo-aula de como desenhar um falcão vetorizado no Inkscape(programa gratuito) no computador.
Vídeo no YOUTUBE
domingo, 28 de abril de 2013
:: 3D 009 - Misturando Técnicas
Misturando Técnicas
Como já disse em textos anteriores a internet não substitui o jornal de papel e cada um tem o seu espaço.
Isso serve também para produção de personagens digitais. Ser um admirador das técnicas antigas do papel e usar elas no seu dia a dia ajuda muito aos desenhistas, mas abrir mão da tecnologia é algo que creio que não podemos fazer.
Lembro de a uns dois anos quando fui no aniversário do meu sobrinho em uma casa de festas e lá tinha um cinema 5D. Para quem não conhece sobre o que significa pode até achar que 3D está ultrapassado.
Como disse, cada forma de arte tem o seu espaço garantido. O cinema 5D nada mais era do que o desenho animado em 3D com sensações realizadas no local. A primeira foi bolinhas de sabão caindo do teto pois viajávamos dentro de um submarino(4D) e a outra sensação foram os banco que se movimentavam conforme o submarino andava(5D).
Por isso querido(a), não subestime as técnicas anteriores e nem menospreze as novas tecnologias. Se usadas em sintonia e conjunto poderão dar ótimos resultados.
As vezes o que vai te dar mais resposta, precisão e liberdade será uma tampa de produto que por muitos é jogada fora e para mim tem uma grande utilidade.
Até a próxima ;)
quinta-feira, 18 de abril de 2013
:: Desenho 006 - Rascunho no Papel
O computador realmente veio para facilitar. Hoje temos até mesas de desenhos digitais que dispensam o uso do papel e da borracha e aí vem a pergunta: o papel já era ?
Lembro de quando fui a uns 15 anos no primeiro encontro de Web Designes na UERJ no Teatro Odylo Costa Filho aqui no Rio de Janeiro e ao perguntarem se a internet iria acabar ou tomar o lugar de outra mídia e a resposta foi:
Você joga o computador de baixo do banco do carro ou descarta ele igual a um jornal de papel ?
E é claro que a resposta foi não.
15 anos depois vejo a internet forte como nunca e o jornal continua com seu espaço garantido.
O mesmo digo do papel na hora do rascunho. ao menos para mim, nada substitui o bom e velho papel.
Levo para onde quero, não me preocupo se está quente ou se tem ar condicionado no local, tenho mais facilidade de apagar e concertar na hora que quero e da maneira como quero.
E aí sim depois de decidi como vai ser a arte parto para o computador que é imbatível nas possibilidades de arte finalização, mas abandonar o papel é algo que não farei.
As vezes posso ir a um local e vejo que o desenho precisa de uma alteração (um muro por exemplo). Basta testar rapidinho a alteração no papel e pronto, posso aplicar ele no local desejado baseado no rascunho do papel.
Por isso e por tantas outras vantagens não largo o bom e velho papel por nada.
Até a próxima ;)
sexta-feira, 12 de abril de 2013
:: Animação 007 - Cenário com Referência em Foto
No último post falei sobre ir ao local do cenário para desenhar ele.
Mas e se só pudermos estar no local uma vez apenas e não retornar mais a ele? O que fazer?
A resposta a essa pergunta é muito simples: basta fotografar o local com a cabeça de desenhista.
Fotografe planos gerais, closes, espere um pouco a iluminação mudar do local para ter imagens diferentes e fotografe em ângulos diferentes.
Na foto acima você pode ter uma ideia melhor do que estou falando, até a próxima.
sábado, 23 de março de 2013
:: Animação 006 - Indo ao Local do Cenário
Quando desenhamos um cenário normalmente fazemos uma pesquisa antes, nessa hora alguns preferem desenhar da foto ao invés de irem até o local para desenhar sem nenhuma máquina fotográfica. E aí vem a pergunta: o que é melhor ?
Vou dar um exemplo de cenário que estou preparando para uma animação e que tem como referência as colunas da Quinta da Boa Vista.
Quando fui fazer este estudo de rascunho saí apenas com uma mochila, um papel, uma borracha e um lápis. Não que não possa fotografar as colunas como arquivo, mas o ideal neste caso é de não me prender muito a exatidão.
Se fosse fazer um trabalho de arquitetura ou engenharia seria diferente, mas nesta ocasião, o desenho tem como objetivo dar um toque de arte em cada detalhe dele.
Abaixo segue algumas vantagens de se desenhar no local:
- Enquanto desenhava pude ver onde a luz do sol bateu nas colunas quando as nuvens saíram da frente dele.
- Ao estar desenhando no local pude depois de acabar a arte de plano geral ir perto da coluna e desenhar detalhes dela para futura arte no computador;
- Pude comparar a grama do local de perto e de longe e saber como colocar isso no cenário;
- Pude ver as cores naturais do ambiente e já pude ter uma ideia melhor de como posso misturar elas na hora de pintar;
- Pude ver a hora e de onde vinha a luz do sol para aplicar no cenário.
- Pude sentir a atmosfera do local e passar isso para o cenário (enquanto desenhava vi os pássaros que ali ficavam, sons, clima etc).
- E principalmente, pude conhecer todos os detalhes da coluna ao desenhar cada pedaço dela sabendo o que posso melhorar na arte final.
Ahh ! E é claro que a vantagem de ter um cenário perto de casa é que você pode dar uma paradinha para o almoço e fazer o restante no final da tarde.
Não tenha pressa de terminar, quanto mais tempo você gastar fazendo o cenário melhor ele ficará ele.
Até a próxima,
bye ;)
quinta-feira, 21 de março de 2013
quarta-feira, 20 de março de 2013
terça-feira, 19 de março de 2013
:: Animação 005 - Testando Movimento da Câmera
Antes de renderizar com todos os detalhes e cores é importante termos um ideia da movimentação da câmera no cenário. Isso torna a renderização mais rápida antes de aplicar todas as texturas e detalhes, veja no vídeo este exemplo
segunda-feira, 18 de março de 2013
:: Ação 004 - Posição da Iluminação
Uma das coisas mais importantes na hora de fotografar, filmar ou produzir um desenho animado é saber de onde vem a luz e de que maneira o objeto irá receber ela.
Uma das maneiras de se descobrir isso é colocando o objeto no local que se deseja fazer a imagem e estudar suas sombras, luz, hora e tempo do registro.
Neste exemplo foi feito um helicóptero de material reciclado para ser reproduzido em ambiente 3D onde se verificou que a luz perfeita para a cena está nesse horário (amanhecer) e em seguida pôde-se estudar como produzir isso dentro do computador.
quinta-feira, 14 de março de 2013
:: Edição 004 - Backgrounds no Gimp
As vezes precisamos de fundos para nossas edições e no Gimp é possível criar eles de diversas maneiras possíveis, em futuras postagens explicarei e ensinarei como faze-las, por enquanto fique com alguns fundo criados que estou disponibilizando gratuitamente para uso.
terça-feira, 12 de março de 2013
domingo, 10 de março de 2013
:: Animação 004 - Cenários com Reciclagem, Pintura e Computação.
Veja como compor um cenário usando uma arvore feita com tinta e material reciclado e o restante feito todo no computador usando o Gimp e o My Paint.
sexta-feira, 8 de março de 2013
:: Ação 003 - Super Panorâmica
quinta-feira, 7 de março de 2013
quarta-feira, 6 de março de 2013
:: Animação 003 - Testando Movimento
Por isso é importante fazer um teste de um pequeno trecho do seu filme para ver se tudo está funcionando bem antes de fazer o restante do conteúdo.
As vezes o movimento não fica bom com o cenário de fundo e isso só vai dar para sentir na hora de fazer a animação com o cenário já finalizado.
![]() |
| Imagem do Vídeo, teste em vídeo mais abaixo. |
terça-feira, 5 de março de 2013
:: Edição 003 - Alterando Tom de Voz no Audacity
Saiba como alterar o som da voz no Audacity. Este recurso é muito útil quando queremos fazer várias vozes e temos poucas pessoas.
segunda-feira, 4 de março de 2013
sexta-feira, 1 de março de 2013
:: 3D 004 - Logo em 3D
As vezes você pode estar fazendo um projeto onde precise colocar o logo da empresa ou órgão que fará o serviço.
Uma maneira de fazer com que demonstre o seu cuidado para que este órgão possa ter uma visibilidade com qualidade e estilo é reproduzir a sua logo em 3D.
Em futuras postagens ensinarei como fazer isso no Blender, até lá.
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
:: Animação 002 - Estúdio Reciclado
Na primeira postagem de animação falei um pouco sobre a mistura de técnicas e falei também como fotografar usando uma placa de isopor para estúdio.
Neste exemplo agora segue uma outras maneira de digitalizar seu cenário para dentro do computador.
Sobre uma mesa encostada na parede foi colocado uma folha de papel branco e nas laterais um rebatedor prata feito de caixa de leite e isopor e do outro lado uma iluminação filtrada com papelão, luminária, isopor e um tnt branco.
Na parte superior foi colocado outra luz com mais um rebatedor prata feito de caixa de leite apoiado em um cabide usado.
Depois de fotografar os objetos, o restante do cenário foi feito dentro do computador.
Neste exemplo agora segue uma outras maneira de digitalizar seu cenário para dentro do computador.
Sobre uma mesa encostada na parede foi colocado uma folha de papel branco e nas laterais um rebatedor prata feito de caixa de leite e isopor e do outro lado uma iluminação filtrada com papelão, luminária, isopor e um tnt branco.
Na parte superior foi colocado outra luz com mais um rebatedor prata feito de caixa de leite apoiado em um cabide usado.
Depois de fotografar os objetos, o restante do cenário foi feito dentro do computador.
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
:: Desenho 002 - Desenhando um Rosto
Você pode pegar uma moeda como exemplo, desenhar um círculo e no meio dele riscar um traço na vertical e outro na horizontal (desenhe de leve pois esses traços serão apagados posteriormente).
Assim você terá uma base para começar o seu rosto. No centro você pode começar com os olhos e o nariz e ir fazendo o restante de acordo com o que deseja.
A vantagem de se ter uma base (neste caso um círculo), é de fazer o mesmo personagem outras vezes na mesma proporção e tamanho.
Este desenho foi feito no papel em rascunho a lápis e depois redesenhado e pintado no Inkscape.
Em futuros posts ensinarei a fazer diversos desenhos passo a passo direto no Inkscape (mais sobre o Inkscape acesse o setor Programas deste blog).
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
:: Ação 002 - Filtro e Rebatedor Improvisado
Neste dia(por volta de uns dois anos atrás) levei duas alunas e 3 amigos para fazermos umas fotos lá na Urca.
Mostrei a elas que se não tivermos dinheiro para comprar uma barraca, um filtro e um rebatedor, temos uma solução para isso a custo zero.
A ideia da foto é que com o lençol a luz que está vindo de cima e do lado não interfira no casal. Já o rebatedor de isopor irá refletir uma luz natural do sol no rosto deles.
Por segurança cliquei uma foto com flash e outra apenas com a luz natural.
O ideal aí seria que tivesse alguém segurando o rebatedor de isopor, mas como não tinha uma barraca ou algo para segurar o lençol branco pedi a elas que segurassem ele.
Você também pode fazer um rebatedor prata com caixa de leite que vai dar uma outra tonalidade na cor.
Clicando desta maneira a paisagem de fundo estará natural com sua luz mas o rosto do casal estará sem as sombras do sol e com uma luz preenchendo seu rosto por inteiro.
:: Edição 002 - Capricho na Finalização
Já imaginou entregar um vídeo de um casamento apenas gravado em um dvd e nada mais ?
Pois é, um dos cuidados que sempre procuro ter é fazer uma boa capa na hora de entregar um vídeo que editei com um algo personalizado para o cliente.
Acima segue um par de alianças que fiz em 3D onde pode ser usado tanto para capa como para edição do vídeo.
Ensinarei como fazer assim que terminar as aulas de criação de texto 3D, até lá.
domingo, 24 de fevereiro de 2013
:: 3D 002 - Texto 3D
Nesta aula vamos aprender como transformar um texto 2D em 3D usando o Blender.
Caso precise "dê um pause" para ler e
entender com calma o conteúdo.
Formato em PDF - Apostila Texto 3d
Texto 3D - Parte 2
entender com calma o conteúdo.
Formato em PDF - Apostila Texto 3d
Texto 3D - Parte 2
:: Desenho 001 - Desenhando no Computador
Muitos me perguntam como faço para desenhar no computador e responder essa pergunta não é tão simples assim.
A primeira coisa que precisa se saber é: você sabe desenhar ou não sabe ?
Se sabe, tem uma maneira de desenhar, e se não sabe, tem outra.
Neste exemplo segue um trem que desenhei no Inkscape(mais sobre Inkscape acesse o link Programas) para capa de um álbum.
Tanto para desenhar como para pintar e dar o efeito de guache meio espalhado utilizei apenas ele.
Neste caso desenhei um rascunho no papel para ter uma ideia e depois redesenhei no computador.
Tanto para quem sabe, como para quem não sabe desenhar ensinarei como fazer isso de várias maneiras diferentes em posts futuros, até lá.
Assinar:
Comentários (Atom)















































