domingo, 28 de abril de 2013

:: 3D 009 - Misturando Técnicas



Misturando Técnicas

Como já disse em textos anteriores a internet não substitui o jornal de papel e cada um tem o seu espaço.

Isso serve também para produção de personagens digitais. Ser um admirador das técnicas antigas do papel e usar elas no seu dia a dia ajuda muito aos desenhistas, mas abrir mão da tecnologia é algo que creio que não podemos fazer.

Lembro de a uns dois anos quando fui no aniversário do meu sobrinho em uma casa de festas e lá tinha um cinema 5D. Para quem não conhece sobre o que significa pode até achar que 3D está ultrapassado.

Como disse, cada forma de arte tem o seu espaço garantido. O cinema 5D nada mais era do que o desenho animado em 3D com sensações realizadas no local. A primeira foi bolinhas de sabão caindo do teto pois viajávamos dentro de um submarino(4D) e a outra sensação foram os banco que se movimentavam conforme o submarino andava(5D).

Por isso querido(a), não subestime as técnicas anteriores e nem menospreze as novas tecnologias. Se usadas em sintonia e conjunto poderão dar ótimos resultados.

As vezes o que vai te dar mais resposta, precisão e liberdade será uma tampa de produto que por muitos é jogada fora e para mim tem uma grande utilidade.

Até a próxima ;)

quinta-feira, 18 de abril de 2013

:: Desenho 006 - Rascunho no Papel



O computador realmente veio para facilitar. Hoje temos até mesas de desenhos digitais que dispensam o uso do papel e da borracha e aí vem a pergunta: o papel já era ?

Lembro de quando fui a uns 15 anos no primeiro encontro de Web Designes na UERJ no Teatro Odylo Costa Filho aqui no Rio de Janeiro e ao perguntarem se a internet iria acabar ou tomar o lugar de outra mídia e a resposta foi:

Você joga o computador de baixo do banco do carro ou descarta ele igual a um jornal de papel ?

E é claro que a resposta foi não.

15 anos depois vejo a internet forte como nunca e o  jornal continua com seu espaço garantido.

O mesmo digo do papel na hora do rascunho. ao menos para mim, nada substitui o bom e velho papel.

Levo para onde quero, não me preocupo se está quente ou se tem ar condicionado no local, tenho mais facilidade de apagar e concertar na hora que quero e da maneira como quero.

E aí sim depois de decidi como vai ser a arte parto para o computador que é imbatível nas possibilidades de arte finalização, mas abandonar o papel é algo que não farei.

As vezes posso ir a um local e vejo que o desenho precisa de uma alteração (um muro por exemplo). Basta testar rapidinho a alteração no papel e pronto, posso aplicar ele no local desejado baseado no rascunho do papel.

Por isso e por tantas outras vantagens não largo o bom e velho papel por nada.

Até a próxima ;)


sexta-feira, 12 de abril de 2013

:: Animação 007 - Cenário com Referência em Foto


No último post falei sobre ir ao local do cenário para desenhar ele.

Mas e se só pudermos estar no local uma vez apenas e não retornar mais a ele? O que fazer?

A resposta a essa pergunta é muito simples: basta fotografar o local com a cabeça de desenhista.

Fotografe planos gerais, closes, espere um pouco a iluminação mudar do local para ter imagens diferentes e fotografe em ângulos diferentes.

Na foto acima você pode ter uma ideia melhor do que estou falando, até a próxima.